sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Macaco de Fogo - Ano Novo Chinês 2016 (Ano Taoísta 4714)


O Rei Macaco (西遊記) é um dos principais personagens da lenda mitológica chinesa chamada de Jornada ao Oeste, conhecida no Ocidente como a história que inspirou o mangá e anime Dragon ball. 

Mas, esta lenda ocupa um posto muito mais importante na história do Oriente: é um épico fundador, influenciado o pensamento oriental da mesma forma que a Ilíada e a Odisséia de Homero fizeram na cultura greco-latina. Acima de toda a importância histórica Jornada ao Oeste é uma história sobre o desenvolvimento "espiritual" para lá de divertida: cheia de intrigas, perigos e tentações.

Na história, Su wukong nasceu de uma rocha mística formada pelas forças primitivas do caos, localizada na Montanha das Flores e Frutas e é descrito como uma figura lendária com extraordinários podres: é muito forte (consegue erguer 8,1 toneladas) e veloz ( com um salto ele consegue superar uma distância de 54.000 quilômetros). Sun pode se transformar em 72
Sun Wukong e personagem do Dragon Ball (Goku)
coisas diferentes tais como animais e objetos; quando se transforma em pessoas, contudo, ele não consegue esconder a cauda. Também é um grande lutador que consegue enfrentar os generais do céu. Cada um dos 84.000 pelos do seu corpo possui propriedades mágicas, capaz de darem origem a uma duplicata rei Macaco ( como pode ser visto no filme "O reino Proibido" ), assim como várias armas, animais e outros objetos. Ele também é conhecido por comandar os ventos, águas, conjurar círculos protetores contra 
demônios e congelar humano, demônios e deuses.

Mas da onde vieram estes poderes?
Ora, das suas macaquices: como discípulo ( não tão respeitoso) do

patriarca budista-taoista Bodhi, apagou seu nome do "Livro da Vida e Morte", além de roubar os pêssegos da imortalidade da Rainha Mãe do Ocidente, as pílulas da longevidade de Lao Tzu (老子) e o vinho real do Imperador de Jade.

Como tudo tem limites, Su Wukong acaba aprisionado por Buda e depois de 5 séculos ele poderá se redimir de todas as macaquices. Como? ele terá que acompanhar e proteger a jornada do monge Tang Xuanzang para o oeste em busca dos escritos sagrados budistas (Sutras) que estavam na Índia.


Caso queira saber se você pertece ao ano do Macaco, confira a data que você nasceu com a tabela logo abaixo: 




Fonte: ETOSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário