terça-feira, 8 de dezembro de 2015

92% DAS GRÁVIDAS PODEM EVITAR CESARIANAS COM TÉCNICAS DE ACUPUNTURA

O estudo, realizado durante três anos, envolveu uma amostra de 357 grávidas de 28 semanas ou diagnosticadas com apresentação pélvica, ou seja, o bebé está na posição sentado o que dificulta muitas vezes um parto normal.
Ambos os grupos experimentaram estimulação elétrica. O grupo de controlo recebeu apenas exercícios e manipulação cefálica externa e obteve uma taxa de correção de 74%. O grupo de tratamento recebeu 30 minutos de estimulação de pontos de acupuntura com moxabustão diária, sem exercício ou manipulação cefálica externa, e obteve uma taxa de correcção da apresentação pélvica bem sucedida de 92%. Muitas mulheres relataram que sentiram o bebé a chutar e a movimentar-se depois de alguns minutos de tratamento, e outras no prazo de 5 dias.
A moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, uma espécie de acupunctura térmica, feita pela combustão de dois tipos da erva Artemísia.
"O momento ideal para a correção de uma apresentação pélvica com Moxabustão é de 34 semanas, embora seja possível fazê-lo até às 39 semanas. Acredita-se que o efeito tonificante e gradual do aquecimento da moxa incentiva o bebé a tornar-se mais ativo e a levantar-se, de forma a ganhar força suficiente para se posicionar corretamente. O Moxabustão também pode ser utilizado para reposicionar a apresentação transversal , uma situação na qual o feto se encontra colocado horizontalmente no útero da mãe, perpendicular ao canal do parto, com a cabeça,

o tronco e as nádegas ao mesmo nível. São resultados espantosos e bastante rápidos. " explica a Dr.ª Chen, Diretora do Centro de Terapias Chinesas.
A apresentação pélvica ocorre em 33% dos bebés entre a 21ª e a 24ª semana e em 28% dos bebés entre a 25ª e a 28ª semana. Um grande estudo científico internacional demonstrou anteriormente que quando o bebé tem este tipo de apresentação, o parto normal comporta uma alta taxa de morbilidade comparativamente com a cesariana. Em muitos países, a cesariana passou a ser a primeira opção a realizar sempre que o feto se encontra em apresentação pélvica no termo da gravidez.
O Centro de Terapias Chinesas está em Portugal desde 1993, dedicando-se à divulgação, tratamento e ensino da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Fundado pela Dra. Wenqian Chen, licenciada pela Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin, conta com dezenas de milhares de pacientes e alunos, que variam na faixa etária entre os 6 meses de idade e os 96 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário