quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ginseng – um tônico excelente da fitoterapia chinesa


Nome Chinês:

Rén Shēn

Nome farmacêutico

Radix Ginseng

Nome Botânico

Panax Ginseng C. A. Mey

Cultivo

O ginseng é cultivado nas províncias de Julin, Liaoning, Hebei e Heilongjiang sendo a colheita realizada entre os meses de Setembro e Outubro.

Classificação na Medicina Chinesa

O ginseng é classificado como tónico do Qi.
ginseng
ginseng

Propriedades

Natureza morna.
Sabor doce.
Sabor ligeiramente amargo.

Meridianos/canais onde atua

O ginseng atua nos meridianos do Pulmão e Baço e Coração.

Padrões clínicos

Vazio de Qi: o ginseng é usado no tratamento de casos específicos de grande deficiência de Qi conhecida como colapso de qi. È extremamente importante tanto no tratamento de prolapsos como no tratamento de vazio de qi associado a esforço excessivo durante longos períodos de tempo. É muito usada para nutrir o Yuan Qi.
Fortalece Baço e Estômago
Nutre Líquidos orgânicos (Jin Ye): a função de nutrir os líquidos orgânicos não se deve analisar em separado da sua capacidade de nutrir o qi. Tal como a Codonopsis Pilosula esta planta nutre o qi e os líquidos orgânicos. De notar que um dos sintomas mais relevantes em padrões severos de Vazio de qi é a sudação espontânea. Esta droga actua a nível desse sintomas nutrindo o qi.
Fortalece Coração e acalma a mente (Shen)

Indicações clínicas

Vazio de Qi: membros frios, respiração curta, sudação profusa, respiração fraca que agrava com esforço físico, falta de força no peito, espirros, palidez, sintomas hemorrágicos por vazio de qi e sangue, pulso extremamente débil.
Fortalece Baço e Estômago: alterações de apetite, astenia, diarreia, fezes moles, prolapsos, memória fraca.
Nutre Líquidos orgânicos: em casos onde o qi tenha sido lesado devido a sudação profusa ou febre elevada. Devido à sua capacidade de nutrir os líquidos orgânicos também é capaz de tratar a sede derivada da perda de líquidos. Muito usada no tratamento da diabetes.
Fortalece Coração e acalma a mente (Shen): insónia, agitação, vexação, palpitações.

Contra-indicações

O ginseng é contra-indicado em padrões de vazio de yin com sinais de calor ou em padrões de Plenitude Calor: de notar que em padrões de vazio de yin e qi onde sintomas como sede, sudação nocturna e espontânea se manifestem com intensidade esta droga torna-se de eleição. O Vazio de Yin pode manifestar-se por sintomas de calor ou de secura. A natureza morna desta droga torna-a contra-indicada em padrões de calor. No entanto a sua capacidade de nutrir o qi e os líquidos orgânicos tornam-na muito importante no tratamento de sintomas de secura e fraqueza.
Contra-indicada em pacientes hipertensos com padrões de Súbida de Yang do Fígado: este é mais um padrão de calor que se incompatibiliza com a sua natureza morna.

De acordo com Bensky uma dosagem excessiva desta droga pode apresentar diversos efeitos secundários como: cefaleia, aumento da tensão sistólica e palpitações.

Também é Bensky, baseado em fontes clássicas, que refere uma possível incompatibilidade com as drogas Excrementum Trogorteri seu Pteromi e Rhizoma et Radix Veritati.

Outras informações

Não tome o ginseng sem o conselho de um especialista em MTC.

BIBLIOGRAFIA:

BENSKY, Dan; GAMBLE, Andrew; Chinese Herbal Medicine Matéria Medica; ed. Eastland Press, ed. revista, ISBN 0-939616-15-7; 1993, Seattle.
GUILLAUME, G.; CHIEU, Mach; Pharmacopee et Medecine Tradicionelle Chinoise; ed. Des Iris, ISBN : 2-901696-40-6, 1987.
YU, Chen Song; Fei, Li; Guia Clínico de Ervas e Fórmulas na Medicina Chinesa; ed. ROCA; 1ª edição; ISBN: 85-7241-140-2; 1996; São Paulo.
ZHIXIAN, Long; The Chinese Matéria Medica; Beijing University of Tradicional Chinese Medicine, ISBN 7-5077-1269-9; 1998, Beijing

Um comentário:

  1. Eu tive uma situação com ginseng que eu não sabia o que era e comi um doce que tinha na casa que eu trabalhava, como sou hipertensa,tive reações muito desagradáveis. Agora entendi o porque. Grata por compartilhar.

    ResponderExcluir