domingo, 5 de julho de 2015

A visão do Inverno para a medicina tradicional chinesa.


Para a medicina chinesa a estação do inverno está ligado com o elemento água no gráfico dos 5 movimentos dos elementos, o Zang Fu ( órgão e víscera ) mais prejudicado nessa época são os Rins e Bexiga.

Segundo a teoria do yin e yang, no inverno é a estação que todos seres vivos estão exposto ao fator climático de característica mais yin, atuando na forma de temperatura (frio), e o dia começa a escurecer mais cedo e tem países que a temperatura chega a 0ºC, a natureza demonstra o seu aspecto mais yin em forma de gelo, em contrapartida o yang está muito fraco na superfície , por isso a água não se liquefaz.

Podemos observar essa manifestação nitidamente nas arvores. O fluxo de energia de uma arvore se inicia nas raízes e vai ate a copa através do tronco, assim, enquanto o Yang no inverno estará agindo mais internamente da árvore que seria a sua raiz, o yin agira sobre a copa, dando-lhe aquele aspecto sem vida. 

Esse fenômeno demonstra que o aspecto Yang da arvore se concentra na parte mais interna da sua estrutura que são as raízes e parte Yin acaba se demonstrando na parte mais externa da sua estrutura que são os galhos das arvores, e no nosso corpo funciona exatamente igual nessa estação de frio.

Na época do inverno a natureza começa a “Parar” , o nosso corpo segue esse fluxo energético geográfico e climático, onde o nosso organismo começa a ficar mais lento caso não tomarmos cuidados adequados.

Em condições de frio, o índice de mortalidade pode aumentar dramaticamente. Na frança , o inverno de 1963 foi um dos mais frios desde o inicio do século. Naquela época  a mortalidade de pessoas com mais de 60 anos aumentaram 15,7% em comparação ao invernos anterior. Outro estudo demonstra que 1.600.000 casos de distúrbios circulatórios na Alemanha e outro na Holanda mostraram uma tendência semelhante. Quanto mais frio o tempo, maior o numero de fatalidades decorrentes de angina de peito, trombose coronariana, hemorragia cerebral e infarto do miocárdio. Quanto mais quente o tempo menos Indice de mortalidade (Gauquelin, 1980).

FRIO É YIN E CALOR É YANG
O frio induz a diminuição do ritmo, tornando o movimentação de qi reduzido e ate restrito. O frio do inverno torna nosso qi mais lento e faz se aprofundar (por isso a importunância da utilização das moxas nessa época do ano, principalmente em idosos).

Se não protegermos do frio é normal paciente reclamarem de dores decorrente contrações musculares, maior suscetibilidade a resfriados, infecções e diminuição do fluxo de qi do Rim. O frio fecha os poros da pele, reduz a transpiração e aumenta a micção. 

Paciente que tem deficiência do Yang Qi costumam sentir muito frio nessa época do ano. Normalmente paciente demonstra sinais e sintomas ligado ao elemento água segundo a MTC como dores na região lombares, região dos joelhos, alteração auditiva, problemas de micções, demonstra mais medo nessa época do ano, dores ósseas e prefere sabores salgados na alimentação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário