terça-feira, 9 de junho de 2015

Importância clinica ao diagnosticar com estase de sangue do fígado


Estase de xue no fígado não tem um fator etiológico direto, é um resultado a partir de outras condições patológicas, principalmente estagnação de Qi causado por frio ou calor. A principal causa da estase de xue é a estagnação de Qi do fígado e, os fatores que conduzem a estagnação do qi de fígado é  consequência, a falta de condução do qi provoca a estase de sangue do fígado. Sem Qi o xue fica impossibilitado de se movimentar no corpo.

Patologia.
Ocorre devido a estagnação de Qi do Fígado, quando o Qi esta estagnado o xue não consegue se mover, provocando também estagnação de Qi, combinando uma estagnação de Qi e xue no organismo. O fígado é responsável de estocar o sangue, quando acontece a estase o órgão acaba sendo afetado.

Uma vez o sangue estagnado  do fígado, o vaso penetrador e o vaso diretor acaba sendo afetado, causando estagnação influenciando a função menstrual. A manifestação principal da estase do sangue no útero é o sangue menstrual escuro com a presença de coagulado e doloroso.  

NOTA: A estase do sangue causa frequentemente dor intensa, pode haver a ausência de dores, mas, normalmente é uma dor muito intensa e em punhalada, quando aparece as dores com essas características, muito provável uma indicação de  estase de sangue.
A dor tipica por estase de sangue é uma dor de caráter perfurante ou em punhalada. Pode acompanhar massas ou inchaço no abdome fixa.
Epistaxe e vomito com sangue são causadores por estado sangue no canal do fígado.

Outras manifestações que demonstra estase de sangue são as unhas e lábios, as unhas por ser uma manifestação do fígado acabam ficando púrpura e os lábios se tornam arroxeados. Em casos mais graves de estase de sangue a pele se torna seca devido ao intercambio entre os fluidos corpóreos e o sangue. Quando há um sangramento abaixo da pele causado por estagnação de xue, as petéquias acostumam aparecer de cor arroxeada.

Na língua a manifestação acontece no corpo da língua que se torna púrpura e em casos muito graves aparece nas laterais da língua ponto purpúreos mostrando um desequilibro grave no fígado, sinais típico de estase sanguínea.

NOTA IMPORTANTE.

Devemos ficar muito atentos os sinais de estase do sangue, esse desequilíbrio nas substancia fundamentais (Qi e xue ) conduzem ao acupunturista tomar providencias de emergência, na prática clinica sãos sinais de doenças potencialmente graves. A estagnação de Qi por si só não conduzem doenças graves. Exemplo de doenças que pode ocorrer nesses casos são o acidente vascular encefálico (AVE), doença coronária do coração e o câncer, são caracterizadas pela presença da estase do sangue (além de outros padrões desequilibrados). 

Referências:
-   MACIOCIA. Giovanni. OS fundamentos da Medicina Chinesa. São Paulo, Roca , 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário