quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O Verão Segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

O verão é a época do ano mais yang e expansiva. As plantas estão o auge do desenvolvimento e a vida animal em geral está no ápice da atividade. Em climas temperados, o verão tipicamente traz as pessoas para fora das casas. É uma época propícia para usar menos roupas, tomar banho de sol, sentar em cafés, conversar com amigos ou passear no litoral. As pessoas falam mais e têm muitas oportunidades para o prazer e para a alegria. Essa época do ano claramente está associada com o elemento fogo.

Pelo fato do verão ser em geral mais quente, perguntar para as pessoas qual a estação que preferem não traz informações consistentes e, portanto, úteis. É difícil fazer a distinção entre preferencia por certa temperatura e preferencia pela energia da estação. Muitos de fatores constitucionais (FC) de fogo, entretanto, têm necessidade do calor e da luz do verão mais que outros Fatores Constitucionais (água, madeira, terra e metal).

Além disso, a medicina chinesa afirma que o Coração odeia calor. Na prática, muito FC fogo têm experiência dúbia com o verão. Porém, à medida que o calor aumenta, os vãos sanguíneos se dilatam para refrescar o corpo. Isso coloca uma carga extra sobre o coração e, dependendo da saúde da pessoa, pode provocar dificuldade. Todas as pessoas, incluindo FC fogo, podem ter questões com o calor e, portanto, com o verão.

Referencias:
HICKS, Angela et al. Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos, Editora Roca, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário