segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Causas de doenças segundo a MTC – Agitação (calor).


A agitação é um processo natural do organismo que acontece quando temos um excesso de atividade, pode ser por vários fatores e exclusive a exposição excessiva ao sol.

Tomar sol em excesso para a medicina tradicional chinesa também é um dos fatores que desencadeia um desequilíbrio energético provocando doenças, nos casos extremos a pessoa pode ter dores de cabeça constantes.

Em casos mais graves pode acabar “secando” o líquido espinhal e como consequência lesionar a estrutura, junto com o sistema de defesa e a medula.

O fator de envelhecimento está também associado com o fator externo, como a presença na pele pelas rugas, mas principalmente aos sistemas internos. Como outro exemplo, podemos citar o envelhecimento ligado à medula e o caminho de circulação mais interno de nosso sistema. Tanto a subida quanto a descida da energia dependem da boa saúde desse caminho. A energia que vem do cérebro desce ate o ponto em que se encontra, por volta da 2º lombar, chamado de “portal do retorno” e depois sobe, a partir deste até o cerebelo, garantindo a vida, a saúde e a manutenção de um estado de juventude da pessoa, portanto, o mau funcionamento ou a falta de circulação de energia por aí causam um envelhecimento interno muito sutil e que pode causar aquelas tremendas dores de cabeça.
 
Essa via interna é como se fosse a nossa via láctea, e os centros de energias são os “sóis” que temos dentro de cada uma de nós. As glândulas tem uma conexão muito forte com a medula, o sistema nervoso e o fluxo daquela energia. O Ru pu ( conhecido como glândula hipófise em chinês) é o que mantem e alimenta o "leite celeste", são vias que jamais pode ser afetado pelo calor interno. A secreção dessa glândula que “goteja” na medula, fortalecendo-a, e regendo todas as outras glândulas abaixo dela, não pode deixar de ocorrer ou ser minimizada, por razões obvias.

Quando há fechamento das portas internas, a nossa mente acaba perdendo a vivacidade. Esse fenômeno acontece naturalmente quando a descida do esperma no menino e o aparecimento da menstruação nas meninas, fechando quase totalmente as portas.

Se as portas já fecham pelo processo natural do corpo, imagine se essas estruturas forem afetadas pela secura interna causada pelo aquecimento exagerado do corpo? Resulta em envelhecimento precoce, certo?

Nessa publicação foi descrito um dos quatros fatores de adoecimento básico segundo a medicina tradicional chinesa, existe outros fatores tai como: estagnação, dispersão e desunião, que vai ser descritos futuramente aqui no blog.

Os textos retirado do livro “Pequeno tratado de Medicina Esotérica Chinesa” de Lin Chien Tse são  informações de conceitos básico de um entendimento do fluxo de energia, para entender perfeitamente o mecanismo interno do fluxo de Qi precisamos estudar profundamente o assunto.

Referencias:
TSE, Lin Chien. Pequeno Tratado de Medicina Esotérica Chinesa, Editora Ícone, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário