sábado, 31 de maio de 2014

TAO e a Cabala

Texto por Tabata Rachel Katytuxkias

“O Ser gera o útil, mas é o Não- Ser que o torna eficaz.”

Esta frase aparece no final do Poema n 11 do Tao Te King cujo título é “A virtude do vazio” 

Na imagem à esquerda com fundo amarelo temos a primeira frase do poema taoísta “Djin Guan Tou Ti”- “cuja tradução seria “Luz Dourada venha à mim”, poema este revelado pelo Mestre Liu Pai Lin a seus discípulos e composto de 4 frases, cada uma referindo-se à um estágio do treinamento da Rede Celeste ( recepção eficiente da Luz) frases tão simples quanto preciosas!


A Luz “entra” plenamente pelo rodamoinho existente no topo da cabeça a partir do Bai Wei, (Keter para os cabalistas) . Cria-se a condição favorável de remoção das obstruções à sua plena recepção e circulação retornando a um estado de vazio interior somado à Intenção( do coração -Tifereth) .O treino do vazio conduz à Não Existência que é a mãe da Existência.

O treino também deve conduzir ao “não treino”,devendo propiciar a um caminhar para uma condição NATURAL , à um nível de consciência aonde venhamos a receber , circular e compartilhar a energia o tempo todo! 

Da mesma forma, hoje treinamos a respiração...pois nossa respiração deve retornar ao estado pleno em que é feita pelos bebes...com a descida do ar até o baixo ventre...e não como de forma superficial os “adultos” respiram mais na região do diafragma!Podemos reparar um bebe deitado expande a barriguinha ao inspirar ao passo que o adulto expande a região até o pulmão apenas e os mais idosos ao respirar respirar ouve-se em muitos casos este processar-se na região da garganta.A subida da respiração conduz à morte ( o espírito não quer ficar no corpo).

Na imagem postada temos também 7 hexagramas do I Ching. Estes hexagramas foram organizados pelo Mestre Liu Pai Lin em aula ministrada em data de 14 de abril de 1996, aonde ele os relaciona às mutações energéticas por que passa o ser humano, devido ao “desligamento do vazio” ,e não recepção adequada da energia cósmica...causando o envelhecimento e aparecimento das doenças...relacionado também ao desequilíbrio das emoções... pois sendo o vazio “a mãe da existência” é na visão taoísta através do retorno à este estado ANTERIOR que podemos desenvolver a verdadeira inteligência oriunda da conexão de nosso espírito com a Energia Celestial.

Ao nos iniciarmos nas práticas taoistas há uma ocupação inicial com a saúde do corpo. Tirar as contaminações, as obstruções energéticas, os padrões de circulação de sangue e energia alterados. 

Recebemos um corpo e na visão taoista isto é considerado uma oportunidade preciosa .

Acrescento apenas que as linhas inteiras representam o princípio Criativo, Doador, da origem do Céu, Luz, Masculino, a Energia,
sendo que as linhas partidas representam o Receptivo, principio obscuro, feminino da origem da Terra.

1º Hexagrama Ch´ien é composto de 6 linhas inteiras e é também o primeiro do I Ching...seu nome é CRIATIVO e representa mesmo a Energia Primordial.Assim temos o homem em plenitude energética, até a descida do sêmen/mestruação quando começa a dispersão da energia original( o que através dos treinamentos pode ser canalizado para cima, ao invés de “vazar para baixo”- ( para os cabalistas- de Yessod para Tifereth) .

2º Hexagrama- o 44º do I Ching , vemos a ascensão do princípio obscuro que ascende...devido à dispersão energética seja por emoções/desequilíbrios/um caminhar desligado da fonte ( Energia Primordial).

Na edição do I Ching da Editora Pensamento, prefaciada por Jung , vemos o comentário em Julgamento: “ esta é uma situação perigosa e desfavorável (...) o inferior ascende apenas porque o homem superior o considera inofensivo e lhe concede poder”


3º Hexagrama 33 TUN A Retirada O nome do hexagrama se refere à retirada do princípio luminosos frente ao avanço do obscuro. 
Na aula citada o Mestre Liu fala que o primeiro hexagrama é a plenitude, energia do bebe,o segundo já mostra a distinção entre Céu e Terra, de Yin e Yang...e neste terceiro comparável aos 21/24 anos já há a geração de vida...e também a preparação para a morte . 
Aqui está a retirada do princípio luminoso frente ao avanço do obscuro, em termos cabalísticos pode ser comparada ao afastamento do espírito...face à contaminação e desligamento da Luz em que se encontra o corpo...é o momento de treinar a DESCIDA DA LUZ...DJIN GUAN TOU TI...A FRASE EM AMARELO, com o retorno ao vazio...que é a mãe da existência e propiciar a recepção da energia pelo topo da cabeça...falando em termos mais simples. ( neste aula foi transmitido o treinamento da REDE CELESTE...também chamado de 5 NUVENS QUE PERPASSAM O CORPO , mas este artigo não tem a finalidade de ensinar este treinamento, mais complexo, não deixando porém de mencionar este mais simples e igualmente eficiente.

4º Hexagrama PI Estagnação!! Aqui refere-se à idade dos 32 anos aonde já se é “meio homem-meio fantasma”, assim dizia o Mestre. 
Só sobre este Hexagrama, podemos recordar inúmeros ensinamentos de Mestre Pai Lin...Aqui vemos 3 linhas inteiras acima(Céu_) e três abertas abaixo(Terra).

Houve uma aula em que o Mestre perguntou:Este hexagrama...Céu acima e Terra embaixo...é auspicioso???
90 por cento dos presentes disseram que sim!

ESTE É O HEXAGRAMA DOS MAIS INAUSPICIOSOS DO I CHING, pois mostra o Céu acima...e seu movimento é ascendente...e a Terra abaixo em movimento descendente...sendo então que NÃO SE VERIFICAM AS UNIÕES DAS ENERGIAS...E SIM SUA DISSOCIAÇÃO! 

Céu E Terra estão dissociados...a energia masculina e feminina não se une...e dentro do corpo...o espírito quer subir...retornar a origem e o corpo quer descer...retornar à terra, sobrevém a morte.

Este é o inverso do hexagrama 11 muito auspicioso aonde vemos o Céu abaixo e a terra acima...assim...união das energias que NESTE PLANO SIGNIFICA CONTINUIDADE DA VIDA DO SER HUMANO. Não se quer aqui dizer que a saída do espírito do corpo seja algo “ruim” porém estamos nos referindo às doenças e à dissociação das energias e como reverter isto para que possamos ser longevos e em sendo longevos...como os cabalistas também ensinam...

“ Quando alguém chega aos 90 anos está curvado “lashuach” em hebraico. Significa que se curva perante o Criador, não sendo mais um personagem independente, mas uma própria extensão do Criador. Aos 90 anos tem-se a capacidade de sentir uma conexão direta quando se reza, sendo que lashuach também significa, além de “curvado” o ato de “ que naturalmente se reza constantemente”.”(Rabino Aaron Leib Raskin- comentário à letra TSADI 18ª letra do alfabeto hebraico que também significa 90 )

5º hexagrama- KUAN 20º do I Ching Temos ali 4 linhas partidas e apenas duas linhas Yang no topo.o Mestre Pai Lin comentou a respeito deste hexagrama que representa então já a condição de enfraquecimento manifesta. Porém o hexagrama significa CONTEMPLAÇÃO e necessariamente não tem um significado negativo pois sua forma corresponde à de um tipo de torre muito comum na China de onde se tem uma AMPLA VISÃO.

O Mestre Pai Lin disse textualmente a cerca deste momento energético “ ou você toma a direção de sua vida...ou o espírito vai embora, não vai querer ficar”( aqui lembro também que a visão cabalística é a mesma posto que o Rabino Cabalista Joseph Saltoun nos ensinou igualmente que temos que fazer o trabalho de processar energia cósmica eficientemente, bem como “reciclar nosso lixo” para que tornemos desnecessário o trabalho do Anjo da Morte !!!!- o anjo da Morte vem “livrar” o espírito divino de um corpo que não mais lhe serve como morada!!!SIM, A MESMA TRANSMISSÃO)

6º Hexagrama PO DESINTEGRAÇÃO o 23º do Livro das Mutações
Neste Hexagrama podemos ver nitidamente a possibilidade de todo o telhado ruir! Transcreverei o que diz o I Ching a cerca desta situação 

“ as linhas obscuras estão prestes a galgar o cume e provocar a queda da última linha firme e luminosa. O inferior, o obscuro não luta de maneira direta contra o que é superior e forte mas vai solapando lentamente em sua ação dissimulada até que ao final provoca-lhe a queda “

Claro que como todo texto original e hermético as interpretações possuem níveis , sendo que aqui estamos focando na questão da saúde, da energia e sua circulação no corpo a partir do recebimento da Luz.Fazendo um paralelo com a Cabala seria como o texto de Arieh Kaplan em que ele diz(pag 281- Meditação e Cabalá)

“ quando vc andar na rua, medite que suas duas pernas são as Sefirot de Netsach e Hod. Quando vc olhar para algo com seus olhos, medite que seus dois olhos são Chochma e Binah.Medite desta maneira com relação a todas as partes do seu corpo. Também contemple que você é um veículo para a Santidade mais Alta. Este é o significado do versículo “Em todos os teus caminhos conheça-O” Provérbios 3:6.

Voltando-se ao Hexagrama PO Desintegração, que ilustra nossa situação energética no período posterior à Menopausa/Andropausa em que vemos apenas uma linha Luminosa acima, aqui ainda há a possibilidade de unir as energias Yang que está indo embora( o Espírito) com a Yin(corpo) para preservar a vida , restaurar o corpo , e poder ter seus dias aumentados sobre a terra .Ou caso contrário a linha Yang que tem movimento ascendente sobe ( o espírito sai do corpo) o que está ilustrado pelo hexagrama seguinte aonde todas as linhas são divididas.

Para que uma vida longa? Indaga-nos o Mestre pai Lin.

Para que toda a potencialidade do ser humano possa se desenvolver física e espiritualmente. O valor da vida deve ser expresso.
Caso não haja a canalização da Luz naquele corpo aonde as energias já estão dissociadas e “o espírito já não quer ficar “dá se a mutação para o hexagrama 2 K´un que representa o corpo, a matéria sem o espírito, o 7º de nosso quadro aonde todas as linhas são obscuras: sobrevem a morte , o corpo volta para a terra e o espírito sobe.

Pode haver a reversão desta situação, que culminará no retorno do Yang abaixo, o hexagrama FU 24 o retorno, que é o último no nosso quadro, com a linha Yang abaixo, tudo dependendo do livre arbítrio da pessoa que está na situação de dissociação das energias, com a última linha de Luz acima já deixando o corpo.O Mestre alerta que atribui fases da vida como 35 anos, fase da menopausa, mas que os hexagramas referem-se às obstruções ao recebimento e circulação da Luz. Um paciente terminal com 25 anos vai apresentar a situação referida no hexagrama Po.

Veja o comentário de Richard Wilhelm para o hexagrama FU O RETORNO: 
“ A Luz poderosa retorna .A ideia de retorno baseia-se no curso da Natureza. O movimento é cíclico e o caminho se completa em si mesmo.”

E o Mestre Iluminado Pai Lin termina a aula:
“ Dentro deste conhecimento de criação e destruição, de canalização ou não da energia primordial esta o conhecimento de criação ou destruição das vidas humanas. “
“Só o Céu gera a Vida”
“No momento em que você fecha os olhos, liga com seu Espírito e induz o seu Céu a se unir com a sua Terra você vai gerar uma nova vida que é você mesmo”
"O taoísta vê a vida em seus estados de mutação, vê os caminhos de energia pois no universo tudo flui. Quando olha para um ovo, já vê o bico e as penas da ave."

“Se você conseguir atingir um nível de desligamento, de VAZIO de retorno ao NADA mesmo que momentâneo já será beneficiado”
“Em seguida deve-se ficar na POSIÇÃO DA ÁRVORE aonde nos conectamos com o UNIVERSO”.
Frases do Mestre Liu Pai Lin.

Fonte: http://www.taichipailin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário