segunda-feira, 5 de maio de 2014

Coração e Rim como Raiz.

O coração abriga a mente e pertence ao fogo; o Rim armazena a Essência e pertence à água. A polaridade do Coração e do Rim é a polaridade fundamental entre o fogo e água.
O fogo do coração desce ao rim para aquecê-lo; a água do rim se eleve para o coração para nutri-lo no aspecto Yin. A descida do fogo do coração e a subida da água do rim mantêm o equilíbrio fundamental entre o fogo e a água (yang e yin), acima e abaixo. Há uma conexão direta entre o coração e rim e os dois devem se comunicar entre si e estar harmonizados.



O livro Wu’s Collected Medical Works (1972) diz:

“ O coração pertence ao fogo, mas há água dentro do fogo; o rim pertence à água, mas há fogo dentro da água. O fogo governa a agua e o qi do coração desce. A água e a fonte de fogo e o qi do Rim sobe. Se a agua não subir, o resultado é a doença: isso acontece em razão do yang deficiente do Yin deficiente do coração ser incapaz de fazer baixar o fogo.”


O eixo do coração e do rim pode ser vista na imagem abaixo como um eixo imaginário, indo através do centro de uma roda horizontal; o estomago e o baço, como o ponto central da roda; e o fígado e o pulmão, como orla externa da roda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário