terça-feira, 22 de abril de 2014

Shonishin (しょにしん)

É um estilo de tratamento muito utilizado na pediatria, são equipamento metálicos de toque que foi criado no Japão durante a era Edo (sec. XVII) muito usado nas crianças ate o final do período Taisho (séc. XX), sendo muito bem aceito pela comunidade nipônica como terapia de eficiência durante a era Showa (do sec. XX ao inicio do séc XXI).

O estresse dos cidadãos por causa do alto desenvolvimento econômico do país (excesso de preocupação com a competição financeira) acabou afetando os comportamentos das crianças e bebês da região. Com todo esse movimentação acabou trazendo grandes desconfortos e descontentamento para os pais das famílias.

Os bebês tornaram-se nervosos e irritados; esta síndrome foi chamada de Kanmushi (かんむし - atentado por insetos) e assim surgiu o Shonishin para os tratamentos dos sintomas de Kanmushi (equilibrando a energia Ki e sangue) nas crianças.
Modelos variados de Shonishin

Kanmushi Sho - かんむし しょ (atentado por insetos).

É esse nome dado em japonês para o desequilíbrio da energia Ki que afeta as crianças. Inclui a presença dos sintomas como: Hiperatividade, Insônia e irritação noturna.
Após um mês com os sintomas a criança evolui para outro quadro de tensão muscular na área cervical e trapézio (katakori).

Depois de feito o diagnostico é utilizado o shonishin para mover o Ki estagnado na região da camada de pele e músculo, após a mobilização há um alivio nos sintomas da criança.



Referência:
CUNHA. Antônio Augusto. Acupuntura Japonesa - Akabane, Hinaishin e Shonishin. São Paulo, Ícone, 2010.

2 comentários:

  1. Olá Caio, você poderia indicar curso, em SP, desta técnica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tarcisia, tudo bem ?
      Vou ficar devendo essa para você, mas vc pode entrar contato com o pessoal da EBRAMEC, acredito que eles podem passar informações se algum local.

      http://www.ebramec.com.br

      Obrigado pelo contato !

      Excluir