segunda-feira, 3 de março de 2014

Gengibre e sua atuação no organismo.

Texto por Drº Caio Cesar de Oliveira

Para a medicina tradicional chinesa o gengibre é um ótimo alimento ativador de toda a circulação de energia do organismo (qi). Devido o seu sabor picante é responsável por dispersa à energia do pulmão (elemento metal), tem um efeito de transpiração, atua na fonte de tonificação do fígado, acaba expulsando o vento (indicado para qualquer tipo de infecções), harmoniza a energia do Rim e muito utilizado para revigorar a energia do corpo (tonifica o yang qi). Por seu sabor característico (picante) é muito indicado para facilitar a digestão, aquece o corpo e ajuda na eliminação de muco (limpa toda a cavidade nasais e paranasais), utilizado muito para paciente que sofre de asmas ou bronquite crônica.

Ajuda limpar a pele e retira a oleosidade acumulada. Em uso excessivo do gengibre pode queimar a pele, ferir os lábios e os olhos. Provocando uma sede exagerada, tonturas, instabilidade.

Pessoas de característica extrovertidas e animadas normalmente tem uma afinidade ao sabor picante, mas, tem que tomar muito cuidado!


Pois consumida excessivamente a pessoa pode desenvolver euforia e futuramente debilitando a energia do coração.

Referência:
- CÓRDOVA, R. Comer: Como? Quanto? O quê?. Rio Grande do Sul: Bodigaya Editora Ltda, 2007.
- HIRSCH, S. Manual do Herói ou A Filosofia Chinesa Na Cozinha. Rio de Janeiro: CorreCotia Editora Ltda, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário