quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Alimentos da Primavera Segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Texto: Caio Cesar de Oliveira 

Todo nós sabemos que no dia 23 de setembro inicia uma nova estação do ano a PRIMAVERA, você já se perguntou que alimentos mais adequados para essa estação do ano? 

A Medicina Chinesa trata o individuo como um ser integrativo total da natureza, respeitando o clima e os alimentos ligados com as estações do ano, e na primavera não poderia ser diferente, certo? .

No TAO fala que na primavera surge o elemento madeira do potencial energético da água, assim como as plantas florescem na terra durante a primavera. Este é o novo estágio conhecido como jovem yang do ciclo das energias. 

A fase da madeira é expansiva, alegre e explosiva. é uma geração criativa de energia, despertando o desejo sexual, à juventude, ao crescimento e ao desenvolvimento. A energia da madeira pede livre expressão e espaço para dar vazão à sua expansão. Se bloquearmos seu desenvolvimento, criamos sentimentos de frustração, raiva, ciúmes e estagnação.

É o momento que a natureza acorda, e nós como somos fortemente integrativo a todo esse movimento energético também acordamos junto com a natureza.

Época maravilhosa para iniciar uma dieta. O corpo que estava retendo gordura para se aquecer do inverno ; deixa sair o excesso que resto do inverno junto com as emoções. Todo o universo contribui: flores de todos os tipos, tamanhos e cores, enfeitando a vida. Os animais com seus filhotes, os pássaros cantando; Sinfonia de pardais, bem-te-vis, sabiá e andorinhas.

O sabor que vem no vento é o ÁCIDO do pólen ( e o adstringente). Alimentos frescos, doces e de movimento neutro são bem vindo na PRIMAVERA.

QUENTES E FRIOS? 

Não vamos exagerar. Todos os cerais são bem-vindos em doses pequenas. Vegetais ligeiramente cozidos, menos coisas feitas no forno, doces e compotas naturais feitos de frutas frescas. Reduza os laticínios pesados: queijos e sorvetes. Eis uma boa receita para a primavera: modere os amargos e os azedos, sirva-se de doce com parcimônia e não exagere no sal.
Alguns Alimentos indicados para consumo na época da primavera.
  • Abacaxi
  • Acelga
  • Farelo de trigo
  • Ameixa
  • Beterraba
  • Shitake
  • Maçã
  • Pêra
FONTE: Comer: Como? Quanto? O quê?
- A Sabedoria Através da Alimentação na Milenar Medicina Chinesa
2° edição
Autora: Rita Córdova

Nenhum comentário:

Postar um comentário