domingo, 13 de janeiro de 2013

Diagnostico por Auscultação.

Texto: Caio Cesar de Oliveira - Biomédico.

O diagnostico por auscultação inclui ouvir o som da voz da tosse, da respiração, aspecto dos refluxos estomacais, soluço, gemido e quaisquer outros sons emitido do paciente.
Com bases nas teorias do yin e yang um som alto mostra sinais de excesso de energia , ao um som fraco é indicativo de deficiência energética.
Os diagnósticos pela audição incluem tais títulos: Voz, respiração, tosse, vômito, soluço, borborigmos, suspiro eructação.

Voz: 
Como já foi dito uma voz alta mostra um excesso de energia e baixa certa deficiência energética; serve também para as vozes fortes e fracas.
Uma relutância para falar na maioria das vezes indica uma padrão de frio ou de deficiência do Chi do pulmão, a pessoa que fala incessante indica uma padrão de calor.
O tipo de voz do paciente pode estar relacionado com os 5 elementos  da MTC:  Fígado: Voz estridente; Coração: Voz no tom de riso; Baço: Voz em tom de canto; Pulmão: voz tom de lamento; Rim: voz em tom de gemido.
Pessoa que perde a voz subitamente é normalmente decorrente de uma invasão Vento-Calor exterior. Uma perda gradual da voz esta ligado com deficiência do Chi do pulmão ou Yin do pulmão.

Respiração:
Uma respiração seguida de um som alto e rouco indica um excesso; a respiração fina e fraca denota um padrão de deficiência.

Tosse: 
Uma tosse explosiva e alta é indicativa de excesso de energia a tosse fraca é indicativa de um padrão de deficiência.
Tosse seca é indicativa de def. de Yin do pulmão.

Vômito:
Refluxo com som alto mostra um excesso de energia, se for com calor (na maior parte das vezes o calor é do estomago). Vômito com som baixo reflete um padrão de deficiência (com frequência, estomago deficiente e frio).

Soluço:
Em excesso mostra um soluço alto (Chi do fígado invadindo o estômago). Aquele soluço silencioso (baixo) indicativa de deficiência (Chi do estomago ou def do yin do estomago).

Suspiro:
Em geral mostra uma estagnação de chi do fígado ou do pulmão. Muitas vezes é derivado de problemas emocionais como a raiva reprimida ou frustações, se o fígado estiva envolvido; ou preocupação e tristeza, se o pulmão estiver envolvido. Aquele suspiro com som fraco também pode ser decorrente de deficiência de baço e do coração, por motivo de tristeza, mágoa, ou do estado de ficar pensativo.

Eructação:
Som alto e longo indica uma condição de excesso, que pode ser retenção de alimentos, calor do estomago ou chi do fígado invadindo o estomago. A eructação com um som curto e baixo denota uma condição deficiente, a qual pode ser deficiência do chi do estomago ou chi do estomago deficiente e frio.

Fonte: Os Fundamentos da Medicina Chinesa
Autor: Giovanni Maciocia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário