segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Os 10 Princípios Essenciais do Mestre Yang



1 – Energia leve e sensível no topo da cabeça: fique ereto e mantenha a cabeça e o pescoço naturalmente eretos com a mente concentrada no topo da cabeça. Não tencionar demais, pois isto não permite que o sangue e a energia vital circulem suavemente. 

2  –  Afundar  o  peito  e  arredondar  as  costas:  mantenha  o  peito  ligeiramente  para  dentro  o  que  o  capacita  a afundar ou submergir a respiração no Tan Tien (baixo ventre). Não deixe o peito para fora (protuberante), pois isto vai fazer com que a respiração torne-se difícil e de alguma forma o topo vai ficar pesado. 

3  –  Relaxar  a  cintura:  quando  relaxamos  a  cintura,  os  dois  pés  terão  força  o  suficiente  para  formar  uma  base sólida. Todos os movimentos dependem da ação da cintura. Os movimentos desajeitados no Tai Chi Chuan surgem de ações erradas da cintura. 

4 – Discernir cheio e vazio: é de importância primeira no Tai Chi Chuan distinguirmos entre “Xu” vazio e “Shi” cheio.  Se  o  peso  do  corpo  está  na  perna  direita,  então  a  perna  direita  está  cheia  e  a  esquerda  está  vazia,  e  vice-versa.  Quando  conseguimos  separar  o  cheio  do  vazio,  giramos  o  corpo  levemente  sem  usar  força.  Se  não conseguimos separar, o passo é pesado e  vagaroso, e a posição não é firme, não fornecendo equilíbrio. 

5 – Afundar os ombros e cotovelos: devemos manter  os  ombros na posição natural e relaxados. Se elevamos os ombros, o chi  vai subir com  eles  e todo o corpo  vai ficar  sem força. Devemos também  manter os  cotovelos para baixo senão não seremos capazes de manter os ombros relaxados e mover nosso corpo de forma suave. 

6 – Usar a mente e não a força: na prática do Tai Chi Chuan, todo o corpo está relaxado e não há idéia de força bruta  ou  endurecida  nas  veias  ou  juntas  por  trás  dos  movimentos  do  corpo.  Se  os  meridianos  não  estiverem bloqueados a energia vital vai circular no corpo inteiro. Mas se os meridianos forem preenchidos com força bruta,a energia vital não será capaz de circular e conseqüentemente o corpo não vai se mover facilmente ou suavemente. Deve-se  assim usar  a  mente  ao  invés da força  bruta,  pois assim a energia  vital irá seguir a consciência e circular por  todo  o  corpo.  Através  da  prática  persistente  seremos  capazes  de  cultivar  e  desenvolver  uma  força  interna genuína.  Isto  é  o  que  os  expertos  em  Tai  Chi  Chuan  chamam  de:  “Flexível  na  aparência,  mas  poderoso  na 
essência”. 

7 – Coordenar  o superior e  o inferior:  de acordo  com  a teoria do  Tai  Chi Chuan a raiz está  nos pés, a  força  é emitida através das pernas, controlada pela cintura e expressa pelos dedos; os pés, pernas e a cintura formam um todo harmonioso. Quando as mãos e a cintura e as pernas se movem, os olhos devem seguir o seu movimento. Isto pode  acontecer  quando  houver  coordenação  entre  a  parte  superior  e  inferior.  Se  alguma  parte  para  de  mover-se, então os movimentos serão desconectados e cairão em desordem. 

8 – Harmonia entre  o interno  e  o externo: praticando  o Tai Chi Chuan o foco está na  mente e na consciência. Assim dizem: “O Espírito (Consciência) é o comandante e o corpo é o subordinado”. Se podemos elevar o Espírito com a mente tranqüila, então os movimentos serão naturalmente suaves e graciosos. As posturas não vão além do cheio  e  vazio, abrindo  e  fechando. Aquilo que é chamado  abrir, significa que não apenas as  mãos  e os pés estão abertos, mas a mente também está aberta. Quando pudermos fazer com que o de dentro e o de fora se tornem um, a coordenação será completa e a perfeição será atingida. 

9  –  Importância  da  continuidade:  no  Tai  Chi  Chuan  se  focaliza  a  atenção  na  mente  e  não  na  força  e  os movimentos  de  início  ao  final  são  contínuos  e  circulares.  Assim  se  diz:  “É  como  um  grande  rio  correndo incessantemente”. 

10  –  Tranqüilidade  no  movimento:  no  Tai  Chi  Chuan    o  movimento  é  combinado  com  a  tranqüilidade  e enquanto  se  executa  os  movimentos  se  mantém  a  tranqüilidade  da  mente.  Na  prática  da  “Forma”,  quanto  mais lento o movimento, melhores resultados são conseguidos. Isto acontece porque quando os movimentos são lentos, pode-se respirar profundamente e  submergir o Chi no Tan  Tien. Isto produz um efeito suavizante  no corpo  e na mente.  Aprendizes  de  Tai  Chi  Chuan  irão  conseguir  uma  melhor  compreensão  de  tudo  isto,  através  de  estudo cuidadoso e prática persistente. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental  

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