segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Olhos na Medicina Chinesa


Texto: Caio Cesar de Oliveira.

Vou falar um pouco da visão na medicina tradicional chinesa. Para os chineses os olhos têm um grande significado e a ajuda no diagnostico energético do paciente, quem nunca ouviu falar na frase “os olhos são a janela da alma”? Para a medicina chinesa essa frase tem todo sentido.

Quando deparamos com algum medico tradicional chinês a primeira estrutura que ele vai notar são os nossos olhos, devido o fato que a medicina tradicional chinesa analisa o corpo todo como um ser só. O olhar revele o estado da mente (shen) e os órgãos do nosso organismo. O individuo que têm um olhar brilhante, com vitalidade, luminosidade e uma movimentação normal mostra para o médico acupunturista um estado de saúde adequado principalmente relacionado com a mente e o espirito (psíquico-emocionais).

Um olhar mais enevoado, sem brilho, com movimentos muito excessivos ou fixos são um indicativo de um prognóstico em desarmonia energético (chi). A mudança da cor do globo ocular é comum aparecer como vermelhidão nos olhos, mostrando um aspecto de calor que pode estar relacionado com o fígado, coração e pulmão. Além do vermelhidão podemos encontrar a mudança da cor para o azul-esverdeada ou escura ou o amarelo.

Uma das vantagens da Medicina Tradicional Chinesa é tratar o paciente enquanto a desarmonia energética esteja no seu nível imaterial (quando mostra os primeiro sinais) impedindo que a energia passe do imaterial para o material causando uma disfunção estrutural do organismo. Então fica a dica sempre que possível observar os olhos, eles são indicativo muito importante do início de algum problema de saúde. Notar uma mudança mesmo sutil nos olhos procure um acupunturista que o profissional na área irá ajuda-lo e explicará o que deve ser esse sinal ocular.

Fonte: Zhen Jiu



Nenhum comentário:

Postar um comentário