quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Benefícios do chá verde.



Texto: Caio Cesar de Oliveira - Biomédico.
O chá tem origem de uma planta oriental chamada Camellia sinensis e cerca de 3 mil produtos levam o nome do chá; so pode ser realmente considerado chá quando o produto tem a presença da planta Camellias sinensis.
Conta uma lenda chinesa que o imperador descansava sob uma arvore quando uma das folhas caiu no seu copo de agua quente , trazido pelo seus servos.O cheiro da combinação chamou a atenção do imperador Shen Nung levando-o a provar o liquido; ele adorou e assim deu-se a origem da bebida conhecida como chá verde.
Conta outra história que um grande mestre budista (Bodhidharma) meditava incansavelmente o tempo todo e ao  anoitecer, para  evitar o tampor ele retirava seus cílios e os jogava no chão do templo. Desses cílios cresceram arbustos de chá, e por esse motivo que o chá é um estimulante contra o sono,muito útil na meditação.

O que é o chá?
Como já foi citado neste texto é reconhecido como chá quando há presença da Camellia sinensis, aqueles conhecidos como chá de hortelã, erva-cidreira e outros, não são considerados como chá seria mais corretos chama-los de tisanas ou infusões. Com o uso das folhas origina-se vários tipos de chá e tratamentos.

Efeitos do chá no organismo.
O chá tem mil e uma virtudes principalmente o efeito estimulante. Hoje em dia a ciência estuda seriamente os beneficios dessa planta sendo um forte aliado na area saúde devido a presença dos flavonoides (substâncias antioxidantes que ajuda diminuir os radicais livres impedindo o envelhecimento celular) e tem uma grande ajuda na diminuição das frações de colesteróis ruim (LDL) e ativa as células imunológicas. O fato dele ser rico em bioflavonóides e catequinas que são substancias reesposáveis por bloquearem e alterações celulares que dão origem aos tumores evitando a proliferação das células cancerígenas.

Camellia sinensis
Além de contar o manganês, ácido fólico e as vitaminas C, K B1 e B2 previne doenças cárdicas e circulatórias devido a presença do tanino.
O chá tem uma boa contribuição no metabolismo ajudando no emagrecimento, está comprovado cientificamente que o consumo de chá verde acelera o metabolismo e ajuda queimar gorduras corporal. Estudos realizados na Suiça com grupos que utilizaram a mesma dieta perceberam que o chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo. No American Journal of Clinical Nutriton, demonstrou que o extrato do chá contêm concentrações de antioxidantes (catequina, polifenóies e cafeína).
Cientistas acreditam que o hábito de beber chá ver no lugar do café é um grande fator na diminuição de infarto na região oriental. Outros estudos mostram que a ingesta de chá ajuda a prevenção de carie, e tem uma ação anti-inflamatória e antigripal.
A presença da substancia tanino tem um principio ativo de anti-séptica e adstringente, indicada para as pessoas que tem uma pele oleosas, porque a planta têm um um auxilio na limpeza e equilibrio da nossa pele e muitos outros estudos comprovam mais boneficios dessa planta conhecida como popularmente "mágica". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário