terça-feira, 10 de julho de 2012

Função e Origem do Ponto F6.


F6 - Zhongdu - Capital do Meio

Du é o local onde água corre e se reúne a liushuisuojizhichu. Esse ponto está a sete cun acima do maléolo media da tíbia; é o ponto-chave interespaço xi do jueyin do pé. O sangue e a energia nesse ponto do fígado são como água que escorre e se junta. Como está no meio da tíbia, esse ponto se chama assim.

Textos Selecionados
1. Explicações do Yi Jing: "Zhongdu: Está asete cun acima do maléolo medial, no meio da tíbia, no meio da barriga da perna".

2. Conhecimentos Básicos da Acupuntura" Zhongdu está entre o joelho e o maléolo, ponde yin e o yang se reúnem, por isso o seu nome é Zhongdu"

Notas
1. Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar perda de sangue pelo intestino; dor no baixo-ventre; mulher com hemorragia incessante".
2.Outras denominações: Zhongxi, Taiyin, Dayin.

Manual de Acupuntura - Peter Deadman - Pagina 529
Ações:
Dispersa o qi do Fígado e regula o jiao inferior.
Regula o Sangue.
Drena umidade.
Comentários

Zhongdu ( F6) é ponto xi em fenda do canal do fígado. É no pontos xi em fenda que o qi e sangue, que fluem com relativa superficialidade ao longo dos canais a partir dos pontos jing poço, se juntam e penetram mais profundamente. O ponto xi em fenda de modo geral são indicados no tratamentos de doenças aguadas e dor, enquanto os pontos xi em fenda dos canais yin têm uma ação adicional de tratar distúrbios dos sangue. Apesar dos status de Zhongdu (F6) como ponto xi em fenda, entretanto, além de tratar o persistente lóquios e hemorragia uterina, ele tem relativamente poucas indicações desse tipo.

O Classic of the Jade Dragon recomenda Zhongdu (F6) para entorpecimento do corpo e entorpecimento das mãos e pés. O Investigation into Points along the Channels recomenda este ponto para flacidez e emagrecimento das pernas, e o Thousand Ducat Formulas para calor nas plantas dos pés, que juntos refletem uma imagem clínica de distúrbio de atrofia decorrente de umidade-calor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário