sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Emoções na medicina chinesa: esclarecimento.


Texto por: Philippe Sionneau.
Órgãos relacionados com os sentimentos de tristeza.
-->Pode está relacionado com deficiência de energia no pulmão; desde o momento que se acumula energia no pulmão provoca a tristeza.
Sintomas chaves: Tristeza sem razão, choro, fadiga psíquica, respiração curta, voz baixa, língua pálida, saburra branca, pulso fino, fraco (sem força).

-->Pode estar relacionado com deficiência energética no baço.
Sintomas chaves: tristeza, choro inapetência, fadiga psíquica, falta de força, diminuição no paladar, língua pálida e saburra na língua.

-->Def. de energia no coração há tristeza.
Chave de sintomas: tristeza, choro, palpitações, taquicardia, insônia, sonhos abundantes, embotamento, língua pálida, saburra branca, pulso fino.

-->Def. no fígado.
Sintomas chaves:          tristeza, choro, irritabilidade, insônia, sonhos abundantes, múltiplos pesadelos, fadiga e psíquica e física, língua pálida, saburra branca.

-->Def. do Rim
SC: choro, demência, tristeza, vertigens, região lombar e joelhos doloridos e fracos, língua pálida, saburra branca e o pulso profundo e fino.

-->Def. Vesícula Biliar.
SC: Sensações de terror ao menor estimulam medo, inquietude, tristeza, choro sem razão aparente, língua pálida e saburra branca e os pulsos finos em corda.

Observa-se que a tristeza não está ligada somente ao pulmão, é importante ver todo o contexto e sinais e sintomas do pacientes, se o sinal e sintomas esta ligada com o pulmão tudo bem fazer um tratamento nos meridianos dos pulmões, porem o sinais estão mais relacionado com os rins então é bem importantes ter consciência sobre o assunto e não tratar somente os pulmões e sim os rins porque nossas emoções não esta ligado somente em um determinado órgão e sim ligado outros além dos pulmões, o sintomas sozinhos não tem valor, passa ter valor quando tem uma contextualização que é adquiridatendo um outro significado.

Recapitulação dos significados das emoções.
Existem 3 níveis de expressão de cada emoções (Wu Shen).
1° O nível do espirito (Shen), trata-se de emoções veiculadas pela compaixão que nos permite sentir a tristeza e piedade pelos males que atingem as outras pessoas.
2° O nível dos órgãos, trata-se de emoções produzida quando há uma perda de um ente querido, aquela do luto.
3° O nível patológicotrata-se da tristeza que perdura e que leva  à insatisfação da vida .

É importante notar que, no que se refere ás emoções e os cinco espíritos é uma dedução pessoal. É necessário entender esta parte com uma tese de trabalho e não de afirmação da tradição médica chinesa. As traduções de base dos cinco emoções são as seguintes: Xi= alegria, Bei= tristeza, Si= preocupação e Kong = Raiva.

Este artigo publicado não está completo, destaquei algumas informações importantes para postar aqui no blog, conteúdo completo está na revista medicina chinesa Brasil de numero dois.
www.medicinachinesabrasil.com.br
Fonte: Revista – Medicina Chinesa Brail; Vol: 1 N°:02.

3 comentários:

  1. Tristeza, choro, irritabilidade, insônia, sonhos abundantes, múltiplos pesadelos... acho que me encaixo em algum õ/ HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  2. vixi maria ..... vc ja passo em algum consultório de acupuntura... passa lá ajuda muito... hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô vendo que vou precisar, principalmente p/ insônia e pesadelos hahahahahaha

      Excluir