quinta-feira, 14 de julho de 2011

Receita do budismo zen...



Bom estou postando hoje uma coisa que me chamo muita atenção, estava sossegado na casa da minha namorada, foi onde eu encontrei um livro de receita usado no templos budistas zen, foi aí que eu tive a ideia de postar algumas receitas dessa tradição ( budismo zen ) ate por conhecimento mesmo e opção de alimentos naturais e pela simplicidade das receitas....bom eu vou postar  toda semana 5 receitas =) porque 5 receitas ? ter opção de fazer 1 por dia...bom é isso ...
Zen é vida. Comer é indispensável para o zen. No que se refere ao ato de comer, devemos considerar três elementos: os ingredientes, o modo de fazer e a pessoa que come. Dogen Zenji ensinou no Tonzo Kyokun:
“Protegei a propriedade do mosteiro como se fossem os vossos próprios olhos.

Respeitais a comida como se fosse para o imperador. Tende o mesmo cuidado como toda a comida, crua ou cozida (...) não sejais descuidados nem mesmo quando trabalhardes com ingredientes simples, e mantende vossos esforços mesmo quando tiverdes nobres ingredientes. Não mudeis jamais a vossa atitude de acordo com o material. As assim o fizerdes, será como se alterásseis a vossa verdade diante de diferentes pessoas; não sereis, então, praticantes do caminho.”
Receitas:

1- Bolinhos de Arroz: Coloque numa vasilha o arroz cozido e acrescente cebola ralada, alho amassado, sal, cebolinha e salsa picadas, um ou dois ovos. Amasse bem, faça bolinhos com a mão e frite em óleo quente.

2- Fetuccine com cenoura: Rale cenouras em fios bem finos, frite no azeite com cravo e reserve. Faça um refogado com alho cebola e tomates sem pele picados. Enquanto o macarrão cozinha, coloque a cenoura refogada no molho de tomate, dê uma fervura, retire do fogo e acrescente creme de leite. Escorra o macarrão sem lavar e junte imediatamente ao molho misturando com queijo ralado.

3- Macarrão com gengibre: Frite em óleo temperado com manteiga uma porção de gengibre picado e folhas de louro até ficar bem tostado. Acrescente alho e cebola picados, pimenta-do-reino e sal. Reserve. Numa bacia, coloque, para cada quilo de macarrão, dois ovos crus inteiros e queijo ralado e misture bem. Sobre essa mistura despeje o macarrão escorrido e ainda quente. Misture e acrescente o molho reservado e queijo ralado.

4- Arroz de bi-fum à grega: Frite o bi-fum (macarrão de arroz ) e deixe escorrer em papel-toalha. Cozinhe o arroz bem soltinho. Cozinhe cenoura em cubinhos, vagem e passas. Misture tudo ao bi-fum e leve ao forno.

5- Hakussai ( acelga japonesa ): escalde as folhas e estenda-se numa paneira ou tabua. Recheie com cenouras cortada em palito finos, enrole em apertado, formando um charuto, amarre com cebolinha ou barbante e cozinho n o seguinte molho: quatro parte de caldo de dashi, meia de shoyu e meia de mirin. Se quiser acentuar o sabor, acrescente um pouco de hondashi. Depois de cozido, tire o barbante, corte em rodelas e sirva frio.
FONTE: Livro de Receita Mosteiro Zen Morro da Vargem, Ed: Massao Ohno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário